O clima é um elemento importante porque exerce influência direta na vegetação, nos animais e se reflete na mudança das paisagens dos lugares.
O estado do Paraná tem predomínio do clima subtropical úmido, que se caracteriza por apresentar verões quentes e invernos frescos (frios para os padrões brasileiros), chuvas bem distribuídas ao longo do ano e temperaturas que variam de acordo com o relevo.
Clima do Paraná - Mapa
Clima do Paraná - Mapa – Imagem em Alta Resolução
O verão costuma ser quente e chuvoso em todo o estado.
No inverno, ocorrem geadas nas regiões de relevos mais elevados, como de Guarapuava e Palmas, que estão a 1 200 e 1 400 m, respectivamente. Em localidades de terrenos mais baixos, como Foz do Iguaçu, também ocorrem geadas, fenômeno muito prejudicial à agricultura, principalmente para a cultura do café.
No Paraná, já ocorreram nevascas em algumas localidades, como Palmas, Guarapuava, Inácio Martins, Pato Branco e Irati.
Guarapuava é umas das cidades mais frias do Paraná, devido à sua altitude. A temperatura mais fria registrada no município foi de –10 oC em 1975.
Guarapuava é umas das cidades mais frias do Paraná – Imagem em Alta Resolução
Observe o mapa a seguir. Ele representa as regiões do relevo do Paraná: litoral, Serra do Mar, Primeiro, Segundo e Terceiro Planalto.
Mapa do relevo do Paraná
Mapa do relevo do Paraná – Imagem em Alta Resolução
Com as indicações da legenda você pode concluir que a maior parte do território do Paraná é formado por planaltos.
Agora, vamos fazer uma viagem imaginária pelo Paraná, saindo do litoral (leste) até chegar ao oeste do estado, para conhecer o tipo de relevo e suas características marcantes.
Acompanhe no mapa.
O litoral, ou planície litorânea, é representado no mapa por uma faixa estreita de terras ao longo do litoral e possui altitudes baixas.
É nessa região que encontramos a baía de Paranaguá, Guaratuba, e os portos de Paranaguá e Antonina. Nessa região a vegetação é de restinga, de manguezais, de várzeas e de Mata Atlântica. Possui muitas praias, como Pontal do Sul, Matinhos, Caiobá, entre outras, e ainda as ilhas do Mel e das Peças.
Serra da Graciosa, onde há uma estrada de ferro ligando Curitiba a Morretes.
Saindo do litoral e seguindo em direção ao oeste do estado, temos a Serra do Mar, uma cadeia de montanhas com vegetação de bioma Mata Atlântica, que divide o litoral e o Primeiro Planalto.
Pico do Paraná, na Serra dos Órgãos, com 1.900 m de altitude.
Pico do Paraná, na Serra dos Órgãos – Imagem em Alta Resolução
A serra recebe vários nomes de acordo com a localidade por onde passa, como: Serra do Mar, Serra da Graciosa, entre outros.
O Primeiro Planalto é o mais alto dos planaltos, com altitudes que vão de 850 a 1 300 m, onde encontramos a capital do estado, a cidade de Curitiba. Nessa região encontramos um pouco da vegetação remanescente de araucárias e Mata Atlântica, que é típica de áreas altas e de clima ameno.
Serra do Mar, vista do Primeiro
Serra do Mar, vista do Primeiro – Imagem em Alta Resolução
Continuando nossa viagem, na direção oeste, deparamos-nos com a Serra de São Luiz do Purunã (Serrinha) que é o ponto que marca a nossa passagem para o Segundo Planalto, também conhecido como Planalto de Ponta Grossa. O relevo é ondulado, com altitudes que variam entre 350 a 1 200 m. Também é conhecido como Campos Gerais, onde predomina a vegetação de campos e a Mata de Araucárias.
Área de cultivo de soja nos Campos Gerais (PR).
Área de cultivo de soja nos Campos Gerais (PR) – Imagem em Alta Resolução
Seguindo na direção oeste, deparamo-nos com a Serra Geral, que marca a passagem para o Terceiro Planalto, também conhecido como Planalto de Guarapuava. Ocupa a maior parte do nosso estado. No passado a vegetação desse planalto era bem variada, desde floresta tropical ao norte e mata de araucária a sudoeste. Hoje, a vegetação desse planalto foi quase totalmente substituída pela agricultura e pela pecuária.
O que restou está preservado no Parque Nacional do Iguaçu, que vai de Foz do Iguaçu até o município de Céu Azul. Chegamos, agora, às margens do rio Paraná. É o fim da nossa viagem pelas paisagens paranaenses.
Vistos em conjunto, os planaltos paranaenses se assemelham aos degraus de uma escada que desce na direção oeste.
Os planaltos paranaenses - Mapa
Planaltos: terrenos mais altos que as planícies e que apresentam superfícies irregulares, com altitudes superiores a 200 m com relação ao nível do mar.
Planície: região mais plana e de menor altitude, de 0 m até 200 m e com elevações pequenas.
Baía: reentrância pela qual o mar avança um pedaço do continente formando uma abertura estreita.
Serra: é o nome que se dá ao conjunto de montanhas.
Versão Light:
Menu Simplificado para Celular
Top 100:
Páginas mais acessadas nos últimos 30 dias.
By Sanderlei Silveira
© 2023 - Sanderlei Silveira. Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade