O bioma do Pantanal, onde a vida se renova entre uma cheia e outra, constitui num dos mais originais ecossistemas do planeta, ao apresentar grande diversidade biológica e um vasto conjunto de rios, foi declarado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988, e Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, em 2000.
Na grande extensão que ocupa, podemos considerar que existem vários ecossistemas dentro do Pantanal. Vamos identificar alguns deles.
Baías: são lagoas de água doce e com vegetação aquática na superfície que se formam nas depressões inundadas pelas cheias.
Baías
Salinas: também são lagoas, mas de água salobra que se formam nas depressões da planície pantaneira. Devido à alcanilidade não têm vegetação aquática e são de cores variadas.
Salinas
Corixos: são canais formados na época das cheias que ligam as águas de lagoas e baías com os rios próximos e durante o período das cheias são navegáveis.
Corixos
Vazantes: escoadouros naturais de curso intermitente, que formam canais que drenam no período seco, em que as águas começam a escoar e sempre no sentido de leste para oeste.
Vazantes
Cordilheiras: pequenas elevações no meio da planície alagada, onde a água das cheias não atingem, as quais os pantaneiros utilizam para proteger o gado bovino no período das enchentes.
Cordilheiras
Cerrados: vegetação formada por árvores de pequeno porte, com troncos de casca grossa e retorcidos, e recoberto por gramíneas e capoeira.
Cerrados
Cerradões: semelhante ao cerrado, porém com vegetação mais compacta.
Cerradões
Capões: são ilhas de vegetação arbórea cercada por campos inundáveis.
Capões
Matas ciliares: nas beiras dos rios há vegetação ciliar também conhecida como mata de galeria, com espécies vegetais como o tucum, o jenipapo e o cambará.
Matas ciliares
Ninhais: ninhais de garças no pantanal são locais onde as aves fazem seus ninhos e os filhotes são criados.
Ninhais
Regime hidrológico: refere-se à maneira como os rios são abastecidos para manter o seu fluxo de água. Os rios podem ter regime pluvial quando são abastecidos pelas águas das chuvas. São de regime nival, quando são abastecidos pelo derretimento da neve. São também classificados de perenes: quando o seu leito sempre tem água; e de temporários, quando no período de secas seu leito fica completamente seco e só volta a correr quando retornam a época das chuvas.
Versão Light:
Menu Simplificado para Celular
Top 100:
Páginas mais acessadas nos últimos 30 dias.
By Sanderlei Silveira
© 2023 - Sanderlei Silveira. Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade